O gigante David

Todo mundo conhece a história de Davi e Golias. Do menino que derrotou o gigante, com muita coragem e uma funda nas mãos.

Pois bem. Hoje teve um David, um gigante e muita coragem. A diferença é que o personagem foi um só. E a pedrada não foi lançada pelas mãos, mas partiu do pé direito.

A história foi a seguinte.

O Brasil começou bem a partida contra a Colômbia. O time de Felipão começou sufocando o adversário, marcando pressão. E a estratégia do abafa deu resultado. Logo aos 7 minutos, numa jogada de escanteio, depois de a bola ser desviada no primeiro pau, Thiago Silva apareceu livre na segunda trave, só para empurrar para as redes e sair pro abraço. Gol do Brasil! Gol do “chorão” Thiago Silva, que se emocionou antes da decisão por pênaltis contra o Chile.

O gol deu tranquilidade à seleção brasileira. O que não significa que o time se acomodou e ficou todo encolhido, só segurando o resultado. Pelo contrário. O Brasil continuou a se lançar ao ataque e a marcar a Colômbia na saída de bola. A garra dos jogadores brasileiros também impressionou: David Luiz roubou uma bola no campo de defesa e foi levando, aos trancos e barrancos, até perto da área adversária.

Assim, o time deu algumas chances aos colombianos. Por outro lado, Hulk chegou com boas chances de marcar em três oportunidades. No fim do primeiro tempo, Neymar ainda teve chance de marcar numa cobrança de falta, mas bateu com muita força. Desse modo, o time brasileiro não conseguiu traduzir a superioridade em campo em um placar mais elástico.

Na segunda etapa, o time brasileiro não conseguiu manter o mesmo ritmo. A Colômbia, por sua vez, tinha que sair para o jogo, em busca do empate. Com todo esse ímpeto, o time colombiano tomou a iniciativa e ameaçou a meta brasileira em vários momentos.

A vontade de vencer das equipes acabou transbordando para a violência em muitas ocasiões. A arbitragem, por sua vez, se mostrou muito débil para coibir as jogadas ríspidas. A impressão é de que o juiz tinha esquecido o cartão no vestiário.

Mas não, o cartão estava no bolso. Num lance bobo, Thiago Silva ficou entre o goleiro colombiano e a bola na hora em que este ia chutá-la. O capitão da seleção tomou um pontapé e, de quebra, um cartão amarelo que o tirou da próxima partida.

Quando o torcedor brasileiro já ficava preocupado, eis que surge uma falta para o Brasil, a uns 30 metros da meta colombiana. E eis que surge o gigante David. O zagueiro David Luiz ajeitou a bola, tomou distância e, num chute “de chapa”, mandou uma pedrada. O goleiro Ospina bem que tentou ir na bola – e chegou mesmo a tocá-la com a ponta dos dedos. Mas foi insuficiente para desviar o projétil de David, que caiu no ângulo esquerdo do gol colombiano. Brasil 2 x 0 Colômbia.

A partida ainda reservou emoções.

Aos 35 do segundo tempo, o goleiro Júlio César cometeu pênalti. A jovem revelação colombiana, o meia James Rodriguez, correu para a bola e, a la Neymar, deu uma paradinha e empurrou a bola para as redes. E, assim, deu números finais à partida: Brasil 2 x 1 Colômbia.

No fim do jogo, o fato preocupante. Aos 42 minutos, num lance violento, Neymar tomou uma joelhada por trás de Zuñiga. O craque brasileiro ficou caído em campo e saiu da partida aos prantos. O jogador colombiano sequer cartão amarelo recebeu. Vamos ver o que a FIFA, tão rigorosa com a mordida de Luís Suárez, vai fazer nesse caso. Para os torcedores brasileiros, fica a apreensão com a situação de Neymar.

Depois de uma espera sofrida de 5 minutos de acréscimo, a torcida brasileira pôde, enfim, comemorar a classificação para as semifinais. Do lado colombiano, ficou a tristeza pela eliminação que interrompeu uma brilhante participação nesta Copa.

Neste momento, David Luiz mostrou novamente sua grandeza. Depois do apito final, ele acolheu o craque colombiano James Rodriguez, que chorava a desclassificação. David o abraçou, trocou camisas, e pediu que a torcida brasileira aplaudisse o atleta da Colômbia. Um gesto à altura do gigante David.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s