Rompendo o silêncio

Minha intenção aqui não é dizer algo relevante. Pelo contrário, devo me perder em linhas recheadas de palavras vazias. Mas qual a razão desse desperdício verbal? Tenho a sensação de que é preciso romper o silêncio. E, para isso, qualquer palavra basta.

Porque o não-dito que se acumula vai se tornando cada vez mais uma massa espessa, compacta, intransponível. Assim, a cada momento, vou sendo envolvido mais e mais por essa neblina. Até o ponto em que não enxergo mais nada. Até o ponto em que me calo. Até o ponto em que desconheço minha voz.

Se estivesse certo da minha solidão neste mundo, talvez não me importaria de me perder nesse vácuo. Contudo, algo me diz que há outras pessoas envoltas nesse manto da quietude. Seres que esperam que uma palavra lhes seja dirigida. Outros que já se esqueceram da sua capacidade de linguagem articulada e se movem furiosamente, querendo atropelar tudo o que cruze seu caminho.

Por isso, meu silêncio me aflige. Não teria eu mais nada a dizer? Um comentário sobre o tempo, um “bom dia” protocolar, uma bobagem qualquer? Estou preso num elevador, junto com toda a humanidade. As pessoas olham para mim. Eu as encaro. A situação me constrange. É preciso dizer algo para tornar esse ambiente mais leve.

Seria esse silêncio apenas um sintoma de que o trabalho está diminuindo minha capacidade de pensar? Não seria de espantar que uma coisa dessas esteja acontecendo. Como sabiamente dizia Maguila, boxeador e figura folclórica, embora talvez querendo dizer outra coisa, “o trabalho danifica o homem”. O problema é que, a essa altura do campeonato, a humanidade já está irremediavelmente danificada.

Bom, então me desculpem, preciso dizer alguma coisa – até como uma forma de reativar meu cérebro (ou o que restou dele). Sei que tudo parece sem nexo e desconexo. E realmente é. O importante é que consegui dizer alguma coisa. O que importa é que estou rompendo o silêncio.

2 Respostas para “Rompendo o silêncio

  1. Bom retorno a blogosfera!
    Abraço…

Deixe um comentário

