Como sempre, trabalhando como nunca

Primeiro de janeiro. Ano novo. Dia de comemorar, ou pelo menos curar a ressaca da noite anterior. Dia de fazer planos, ainda que promessas pouco factíveis de serem cumpridas. É, sem dúvida, um momento especial. Um novo ciclo se inicia e inspira as pessoas a sonhar com dias melhores e a celebrar essa chance de virar o jogo.

Em meio a esse clima festivo, no entanto, há gente que está, como sempre, trabalhando como nunca.

São as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde, da segurança, da organização dos eventos, da limpeza, entre tantos outros que não abandonam a rotina nessa virada de ano. Ou melhor, saem da rotina ao trabalharem mais que o normal.

Garis trabalhando no ano novo. Foto: Blog do Milton Jung

Garis trabalhando no ano novo. Foto: Blog do Milton Jung

Em Copacabana, por exemplo, foram recolhidas 368 toneladas de lixo. Para sumir com tamanha quantidade de lixo, só com uma verdadeira mobilização de guerra.

Se não fossem esses heróis anônimos, estaríamos todos às voltas com nossos pequenos pesadelos do cotidiano: de não conseguir atendimento médico em caso de urgência a ficar sem papel higiênico por falta de quem vendesse.

Então, como estou meio sem imaginação para novas promessas e votos de feliz ano novo, vou começar 2014 fazendo algo mais útil — e mais justo também. Vou fazer um agradecimento especial a toda essa gente que trabalhou nesses dias de virada de ano. Talvez ninguém sonhe em trabalhar nessas datas. Não fosse esse sacrifício, porém, sequer seria possível sonhar ou festejar qualquer coisa. O ano novo só pode ser feliz por causa do suor dessa gente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s