Porque hoje é sexta-feira

 Na primeira sexta-feira do ano decidi escrever sobre esse dia tão especial. Não por ser a primeira sexta do ano. Nem por hoje ser dia 4. Mas simplesmente por se tratar de uma sexta-feira.

Nesse último dia útil da semana a atmosfera parece ficar mais leve.

Às vésperas do descanso semanal – se bem que muita gente não escapa da labuta no sábado nem no domingo –, o sorriso marca presença com mais frequência, mesmo nos rostos que costumam ficar fechados nos outros dias.

Muitas gravatas e tailleurs ficam nos guarda-roupas, dando lugar a roupas mais confortáveis. Os tons escuros e neutros rareiam em meio às cores quentes. O traje sisudo do dia-a-dia tira férias na sexta-feira.

Porque hoje é sexta-feira. Créditos da foto: Orethorn

Porque hoje é sexta-feira. Créditos da foto: Orethorn

Em meio a tantas tarefas e compromissos há espaço para uma conversa informal durante a parada para o cafezinho. Falar da vida – da própria e da alheia –, comentar as novidades do futebol, apreciar a beleza próxima, enfim, toda sorte de conversa fiada se torna menos subversiva. Os papeis em cima da mesa, o telefone tocando, o relatório que o chefe pediu ficam menos intransigentes neste dia.

Na volta do trabalho, há tempo para uma parada num bar ou num café, para uma pequena celebração da semana que se foi, do sábado que vem chegando. Afinal, ninguém é de ferro. Uma parada para uma cervejinha, um cafezinho, um cigarro, um papo com os amigos.

Viver é preciso. Trabalhar também, mas hoje, menos. Porque hoje é sexta-feira. Pena que nos outros dias não é assim. Mas, por algum motivo, não nos permitimos essa leveza. Por outro lado, não dá pra encarar a rotina sem uma sexta-feira.

Então, até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s