Por um dia mundial sem hipocrisia

Hoje, 31 de maio, foi “celebrado” o dia mundial sem tabaco.

Eu não teria dado importância à data, não fosse o fato de ter me deparado, logo na entrada do restaurante universitário, com um “posto de atendimento” para os fumantes arrependidos. Uma equipe de médicos e enfermeiros fazia a triagem dos interessados em umas três mesas. Ao lado destas, um cartaz me chamou a atenção. Nele, uma sombra de fumaça, alguns dizeres antifumo e, no canto inferior direito, um logotipo — Pfizer.

Ah, como diz o ditado: de boas intenções o inferno está cheio!

Que o cigarro causa uma infinidade de males é fato. Não tentarei negar isso. Mas que a “boa intenção” subjacente ao discurso “pare de fumar” também é questionável, ah, isso é.

A presença da Pfizer na cruzada antitabaco não me deixa mentir. A gigante farmacêutica, mais conhecida por outro produto — o Viagra — , também investiu na área do tratamento para o vício no cigarro com o seu Champix. Para além das boas intenções, uma expectativa de lucrar US$ 10 milhões por ano. Nada mal.

Livre-se de um grilhão para se ver preso a outro

A empresa dedica uma página no seu site para falar dos males causados pelo tabagismo, prometendo mais anos de vida ao fumante que largar o vício. Além dos malefícios à saúde são mencionadas as mudanças culturais segundo as quais o fumante ocupa hoje uma posição de desprestígio social.

O que não é divulgado de forma tão visível no site — pelo menos eu não encontrei qualquer menção — são os efeitos colaterais que podem ser causados pelo Champix, que vão desde problemas cardíacos e de visão até o risco de provocar suicídio.

Como dizia Rousseau, o homem nasce livre mas se vê preso a grilhões por toda a parte. O sujeito se livra do cigarro, mas coloca alguma outra droga no lugar. Vê-se livre da indústria do tabaco e logo cai nas garras da indústria farmacêutica.

 Por isso, já que se cria dia mundial de qualquer coisa, faço uma proposta: criemos um dia mundial sem hipocrisia!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s