Salvando as mensagens do Yahoo Mail no seu computador

O webmail do Yahoo ainda tem uma grande vantagem em relação aos concorrentes: espaço ilimitado para o armazenamento de mensagens. Coisa que o Gmail ainda não oferece.

Mas a vantagem pode se transformar numa dor de cabeça. Um dia desses fiquei pensando o que aconteceria se o Yahoo decidisse interromper seu serviço de e-mail — assim como ele fez com o Geocities. Um frio me percorreu a espinha quando me dei conta de que se assim fizesse o Yahoo, uma boa parte da minha história estaria perdida pra sempre! (que drama!)

A partir de então, comecei a pensar em alternativas para tentar assegurar a preservação da minha “memória”. Um sério problema do webmail do Yahoo é que sua versão standard não permite a importação das mensagens por um cliente de e-mail (como Outlook ou Thunderbird). O que fazer? Assinar a versão paga do mail do Yahoo — o Mail Plus? Esse seria o último recurso, se não fosse uma maneira de “contrabandear” essas mensagens do Yahoo pelo Gmail. A seguir, vou escrever um breve tutorial de como fazer isso.

Quer baixar seus e-mails do Yahoo num cliente de e-mail? Assine o Yahoo Mail Plus. Ou então, siga o tutorial.

1. O que você vai precisar:

. conta no Yahoo mail

. conta no Gmail

. cliente de e-mail (o exemplo neste tutorial utilizará o Thunderbird no Ubuntu)

2. Baixando as mensagens do Yahoo no Gmail

O Gmail oferece uma funcionalidade extremamente conveniente. Você pode baixar os e-mails de outra conta — inclusive do Yahoo — no e-mail do Google. Basta seguir os passos:

. No menu no canto superior direito do Gmail, escolha Settings, e na tela seguinte selecione Accounts and Import

. Clique no botão Import mail and contacts

. Informe seu login e senha no Yahoo Mail

. Marque os itens que você deseja importar da sua conta do Yahoo Mail: contatos (contacts), e-mails (que já estão na conta do Yahoo) e e-mails novos do Yahoo nos próximos 30 dias (a 3ª opção). A opção de adicionar um label às mensagens importadas é extremamente útil na hora de distinguir os emails do Yahoo e do Gmail, de modo que é altamente recomendado que você a deixe marcada.

Pronto! Basta clicar em Start Import e o Gmail começará o trabalho de importar as mensagens do Yahoo Mail. A importação é realizada aos poucos, em background (mesmo que você saia do Gmail). O processo pode demorar até 2 dias.

3. Baixando as mensagens do Gmail para o cliente de email

Agora que você já conseguiu baixar as mensagens do Yahoo no Gmail, vejamos como baixar as mensagens do Gmail para um cliente de e-mail, no nosso caso, o Mozilla Thunderbird.

. No Gmail, vá em Settings e depois escolha a opção Forwarding and POP/IMAP.

. Como estamos trabalhando com o Thunderbird, vamos usar o protocolo IMAP. Em IMAP Access, selecione Enable IMAP. Depois, clique em Save Changes.

. Ao iniciar o Thunderbird pela primeira vez, você entrará na tela para configuração da conta de e-mail. Caso não seja a primeira vez no Thunderbird, vá em File > New > Mail Account para abrir a tela acima. Nesta tela basta informar seu nome, login e senha do Gmail e clicar em Continue.

. Com o login que você informou no passo anterior, o Thunderbird será capaz de encontrar os servidores IMAP e SMTP do Gmail, fazendo toda a configuração automaticamente. Basta clicar em Create Account e pronto! Você já pode acessar o seu Gmail por meio do Thunderbird.

4. Salvando as mensagens num arquivo do HD local

Se conseguimos 1) baixar os e-mails do Yahoo no Gmail e 2) baixar os e-mails do Gmail no Thunderbird, isso significa que podemos acessar os e-mails do Yahoo no nosso próprio computador. Bom isso não? Agora vamos ver como essas mensagens podem ser arquivadas em disco, permitindo seu backup.

. Como o Thunderbird utiliza o IMAP, as alterações que você faz no cliente (como criar pastas, deletar mensagens, mover mensagens entre pastas, etc.) são automaticamente sincronizadas com o servidor do Gmail. Isso significa que se sua conta no Gmail já estiver atolada de coisas, você terá de apagar mensagens e perderá as informações.

Mas há um jeito de criar pastas locais (no HD do seu micro). Para isso, nas pastas que ficam à esquerda, clique com o botão direito em Local Folders e escolha a opção New Folder. Será aberta a caixa de diálogo acima, em que você deve informar um nome para a pasta (no caso, escolhi yahoo_backup). Para que a pasta seja local, certifique-se de que ter selecionado Local Folders na caixa de seleção inferior.

Você pode utilizar o mesmo processo para criar subpastas, mas clicando com o botão direito na pasta em que deseja criar a subpasta.

. Criadas as pastas e subpastas locais, basta selecionar as mensagens que você deseja copiar no painel do Thunderbird e arrastá-las para a subpasta desejada. Legal: agora temos uma cópia da mensagem do servidor no nosso HD!

. Agora, onde ficam armazenadas essas mensagens? No Thunderbird3 rodando no Ubuntu, essas pastas locais ficam armazenadas no diretório das configurações pessoais do usuário (mais precisamente, na pasta /home/usuário/.thunderbird/[algum código ininteligível]/Mail/Local Folders). Se houver subpastas, será adicionado um subdiretório, no qual serão criados dois arquivos por subpasta: um com o nome da subpasta (sem extensão, em que são armazenadas as mensagens) e outro com o nome da subpasta e a extensão msf (acredito que uma espécie de arquivo de índice). Pode parecer um pouco complicado, mas eu consegui transferir as mensagens do Thunderbird de um micro para o outro — os dois rodando Ubuntu, obviamente.

Finalizando

Ao fim desse breve tutorial espero ter apresentado uma solução possível para o problema de não ser possível baixar os e-mails do Yahoo Mail diretamente num cliente de e-mail — sem ter que migrar pro Mail Plus. Embora esse exemplo tenha sido específico, é possível variar e aplicar o mesmo raciocínio para outros serviços de e-mail (como o Hotmail) e mesmo outros clientes (o Gmail oferece instruções de como configurar). Espero que a dica tenha sido útil.

P.S.: ainda não consegui baixar todos os meus e-mails do Yahoo. Pra ver como tenho “memória”…

Anúncios

2 Respostas para “Salvando as mensagens do Yahoo Mail no seu computador

  1. Ricardo Menezes

    Se depois de começar a importar o yahoo mudar de senha o Gmail continua fazendo a importação ou não dá mais?

    • Olá Ricardo!
      Então, escrevi esse artigo pelos idos de 2011, portanto muita coisa deve ter mudado desde então.
      De todo modo, acredito que se a importação não for interrompida, não deve haver problema.
      Enfim, depois me conte se deu certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s