Salvando as mensagens do Yahoo Mail no seu computador

O webmail do Yahoo ainda tem uma grande vantagem em relação aos concorrentes: espaço ilimitado para o armazenamento de mensagens. Coisa que o Gmail ainda não oferece.

Mas a vantagem pode se transformar numa dor de cabeça. Um dia desses fiquei pensando o que aconteceria se o Yahoo decidisse interromper seu serviço de e-mail — assim como ele fez com o Geocities. Um frio me percorreu a espinha quando me dei conta de que se assim fizesse o Yahoo, uma boa parte da minha história estaria perdida pra sempre! (que drama!)

A partir de então, comecei a pensar em alternativas para tentar assegurar a preservação da minha “memória”. Um sério problema do webmail do Yahoo é que sua versão standard não permite a importação das mensagens por um cliente de e-mail (como Outlook ou Thunderbird). O que fazer? Assinar a versão paga do mail do Yahoo — o Mail Plus? Esse seria o último recurso, se não fosse uma maneira de “contrabandear” essas mensagens do Yahoo pelo Gmail. A seguir, vou escrever um breve tutorial de como fazer isso.

Quer baixar seus e-mails do Yahoo num cliente de e-mail? Assine o Yahoo Mail Plus. Ou então, siga o tutorial.

1. O que você vai precisar:

. conta no Yahoo mail

. conta no Gmail

. cliente de e-mail (o exemplo neste tutorial utilizará o Thunderbird no Ubuntu)

2. Baixando as mensagens do Yahoo no Gmail

O Gmail oferece uma funcionalidade extremamente conveniente. Você pode baixar os e-mails de outra conta — inclusive do Yahoo — no e-mail do Google. Basta seguir os passos:

. No menu no canto superior direito do Gmail, escolha Settings, e na tela seguinte selecione Accounts and Import

. Clique no botão Import mail and contacts

. Informe seu login e senha no Yahoo Mail

. Marque os itens que você deseja importar da sua conta do Yahoo Mail: contatos (contacts), e-mails (que já estão na conta do Yahoo) e e-mails novos do Yahoo nos próximos 30 dias (a 3ª opção). A opção de adicionar um label às mensagens importadas é extremamente útil na hora de distinguir os emails do Yahoo e do Gmail, de modo que é altamente recomendado que você a deixe marcada.

Pronto! Basta clicar em Start Import e o Gmail começará o trabalho de importar as mensagens do Yahoo Mail. A importação é realizada aos poucos, em background (mesmo que você saia do Gmail). O processo pode demorar até 2 dias.

3. Baixando as mensagens do Gmail para o cliente de email

Agora que você já conseguiu baixar as mensagens do Yahoo no Gmail, vejamos como baixar as mensagens do Gmail para um cliente de e-mail, no nosso caso, o Mozilla Thunderbird.

. No Gmail, vá em Settings e depois escolha a opção Forwarding and POP/IMAP.

. Como estamos trabalhando com o Thunderbird, vamos usar o protocolo IMAP. Em IMAP Access, selecione Enable IMAP. Depois, clique em Save Changes.

. Ao iniciar o Thunderbird pela primeira vez, você entrará na tela para configuração da conta de e-mail. Caso não seja a primeira vez no Thunderbird, vá em File > New > Mail Account para abrir a tela acima. Nesta tela basta informar seu nome, login e senha do Gmail e clicar em Continue.

. Com o login que você informou no passo anterior, o Thunderbird será capaz de encontrar os servidores IMAP e SMTP do Gmail, fazendo toda a configuração automaticamente. Basta clicar em Create Account e pronto! Você já pode acessar o seu Gmail por meio do Thunderbird.

4. Salvando as mensagens num arquivo do HD local

Se conseguimos 1) baixar os e-mails do Yahoo no Gmail e 2) baixar os e-mails do Gmail no Thunderbird, isso significa que podemos acessar os e-mails do Yahoo no nosso próprio computador. Bom isso não? Agora vamos ver como essas mensagens podem ser arquivadas em disco, permitindo seu backup.

. Como o Thunderbird utiliza o IMAP, as alterações que você faz no cliente (como criar pastas, deletar mensagens, mover mensagens entre pastas, etc.) são automaticamente sincronizadas com o servidor do Gmail. Isso significa que se sua conta no Gmail já estiver atolada de coisas, você terá de apagar mensagens e perderá as informações.

Mas há um jeito de criar pastas locais (no HD do seu micro). Para isso, nas pastas que ficam à esquerda, clique com o botão direito em Local Folders e escolha a opção New Folder. Será aberta a caixa de diálogo acima, em que você deve informar um nome para a pasta (no caso, escolhi yahoo_backup). Para que a pasta seja local, certifique-se de que ter selecionado Local Folders na caixa de seleção inferior.

Você pode utilizar o mesmo processo para criar subpastas, mas clicando com o botão direito na pasta em que deseja criar a subpasta.

. Criadas as pastas e subpastas locais, basta selecionar as mensagens que você deseja copiar no painel do Thunderbird e arrastá-las para a subpasta desejada. Legal: agora temos uma cópia da mensagem do servidor no nosso HD!

. Agora, onde ficam armazenadas essas mensagens? No Thunderbird3 rodando no Ubuntu, essas pastas locais ficam armazenadas no diretório das configurações pessoais do usuário (mais precisamente, na pasta /home/usuário/.thunderbird/[algum código ininteligível]/Mail/Local Folders). Se houver subpastas, será adicionado um subdiretório, no qual serão criados dois arquivos por subpasta: um com o nome da subpasta (sem extensão, em que são armazenadas as mensagens) e outro com o nome da subpasta e a extensão msf (acredito que uma espécie de arquivo de índice). Pode parecer um pouco complicado, mas eu consegui transferir as mensagens do Thunderbird de um micro para o outro — os dois rodando Ubuntu, obviamente.

Finalizando

Ao fim desse breve tutorial espero ter apresentado uma solução possível para o problema de não ser possível baixar os e-mails do Yahoo Mail diretamente num cliente de e-mail — sem ter que migrar pro Mail Plus. Embora esse exemplo tenha sido específico, é possível variar e aplicar o mesmo raciocínio para outros serviços de e-mail (como o Hotmail) e mesmo outros clientes (o Gmail oferece instruções de como configurar). Espero que a dica tenha sido útil.

P.S.: ainda não consegui baixar todos os meus e-mails do Yahoo. Pra ver como tenho “memória”…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s