Minha plantinha solitária

Não me lembro quando esse pensamnto me veio à cabeça. O fato é que em algum momento eu me recordei de uma plantinha que tenho, que fica no vitrô da área de serviço. Lembrei-me de como, apesar da minha negligência, ela sobrevive bravamente. Ela veio num vasinho, que ganhei da minha irmã, junto com outros cactos. Em consequência do meu descaso — a jardinagem passa longe de ser um hobby — , os cactos não resistiram, murcharam e morreram. A plantinha seguiu firme e forte. Até cresceu: brotaram novas “folhas” e alguns raminhos se espalharam. Curiosamente, esse crescimento parece ter sido maior justamente quando me esqueci dela e parei de colocar água. Parece-me que a pouca umidade e a água que passa pelo vitrô quando ocorrem chuvas fortes são suficientes, além, é claro, da luz solar. Esse meio limitado parece bastar a ela. Qualquer interferência, ao que tudo indica, inibe seu crescimento.

O milagre da vida independe de nós

De fato, só uma planta assim poderia sobreviver comigo. De certa maneira, penso que ela representa um pouco do que eu sinto: às vezes preciso ser deixado de lado, esquecido por um tempo, para que eu possa crescer. Não preciso de muito para encontrar satisfação. Às vezes sinto falta do silêncio. Não raro, a tentativa de me ajudarem acaba me atrapalhando. A preocupação com o fato de que eu esteja mal, por estar só, talvez leve as pessoas a se aproximarem e, aí sim, me sinto sozinho.

Logo que pensei na plantinha levando em conta o meu caso, enfim entendi o que até então me intrigava: como podia ela sobreviver com tamanho desleixo da minha parte? Finalmente compreendi que ela era uma plantinha solitária. E, assim como eu, ela só quer viver no canto dela, em paz.

Deixe um comentário

