Do atentado às torres gêmeas ao Wikileaks: a 1ª década do século XXI

Estamos nos aproximando do fim de 2010. Daqui a pouco mais de duas semanas já será 2011. Mas não é apenas o fim de um ano que se aproxima, mas o fim de uma década: a 1ª década do século XXI.

A julgar pelos acontecimentos que marcaram essa década, podemos esperar um século XXI tão movimentado quanto o século XX? Tudo indica que sim. Lembremos que o 1º ano da década, 2001, ficará marcado na história por uma data muito significativa: 11 de Setembro. O atentado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center colocaria na agenda do império norte-americano a Guerra ao Terror, declarando seu principal inimigo o fundamentalismo religioso islâmico, encarnado na figura de Osama Bin Laden. Os EUA se colocariam no lugar de paladinos defensores da democracia e da liberdade, muito embora, na prática, a reação ao terror tenha servido de pretexto para o cerceamento das liberdades individuais, bem como para a invasão da privacidade dos cidadãos.

Fechando a década, o grande acontecimento foi a divulgação de documentos secretos de Washington, vazados por pessoas inseridas na própria burocracia estatal, pelo site Wikileaks. Tais vazamentos causaram tal constrangimento aos EUA ao expor o modus operandi de sua diplomacia, bem como ao revelar suas intrigas com outras nações, que foi deflagrada uma verdadeira perseguição ao fundador do site, o australiano Julian Assange. Tal perseguição envolveu desde denúncias questionáveis na Suécia sobre supostos abusos sexuais praticados por Assange, até a recusa de empresas a prestarem serviços ao Wikileaks — como foi o caso das operadoras de cartão de crédito VISA e MasterCard, o site de pagamentos PayPal e a hospedagem do site pela Amazon. O que não se esperava era que tal recusa provocaria represálias por parte de hackers de todo o mundo, que se empenharam numa “guerra virtual” para tirar os sites dessas empresas do ar. O caso do Wikileaks parece apontar na direção de um novo paradigma de liberdade de expressão e de informação, bem como para a possibilidade de conceber a internet como um novo “campo de batalhas”. Quem viver, verá.

Abaixo, alguns fatos que marcaram os primeiros 10 anos do século XXI:

2001

11/09/2001: ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center

2002

27/10/2002: Lula é o 1º ex-operário eleito presidente da República

2003

Março de 2003: EUA iniciam a invasão do Iraque

2004

Dezembro de 2004: tsunami atinge a região do Oceano Índico

2005

Maio de 2005: Estoura o escândalo do mensalão

2006

05/11/2006: Saddam Hussein é executado na forca

2007

17/07/2007: acidente aéreo com airbus da TAM é o mais grave da aviação brasileira

2008

15/09/2008: o banco Lehman Brothers pede concordata, fato que marca o início da crise internacional de 2008.

2009

18/12/2009: termina em clima de frustração a COP-15, em Copenhague.

2010

Dezembro de 2010: o site Wikileaks publica documentos secretos de Estado, vazados por informantes. Julian Assange é preso sob acusação de crime sexual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s