Reencontro consigo mesmo

Às vezes é preciso dar um tempo, para um reencontro consigo mesmo. Diante de uma infinidade de demandas, expectativas, projetos, sucessos, fracassos, livros para ler, contas para pagar, parentes para visitar, e-mails para responder, entre um monte de outras coisas que nos interpelam — é fácil perder-se de si mesmo e dos seus propósitos. E quando nos damos conta de que não sabemos onde fomos parar ao fim de tudo isso, o desespero se apresenta. Afinal, o que é mesmo que estou fazendo neste mundo? Não que essa pergunta já tivesse uma resposta, mas ao menos parecia haver uma forma de abordá-la antes que batesse esse desespero.

Quando as coisas chegam a esse ponto, não há outra forma de agir senão parar, dar um tempo e tentar deixar tudo em pratos limpos. Fazer uma espécie de faxina mental. Realizar um inventário dos compromissos, dos projetos, daquilo que se espera de nós; depois descartar o que não faz sentido; e, por fim, estabelecer uma fila de prioridades do que sobrou. Quem sabe, ao fim dessa arrumação, retirados os escombros, seja possível identificar o que restou de si mesmo.

E para fazer tudo isso, é preciso, de algum jeito, se desligar. Quebrar a rotina, deixar os compromissos de lado por um tempo, sair de sintonia. Prestar atenção nas coisas simples que passam despercebidas no cotidiano: as pessoas que vão e vêm pelas ruas, que esperam no ponto de ônibus, que trabalham enquanto a cidade não para; as árvores que balançam seus galhos ao vento; o calor do sol que aquece a tarde. Ao observar essas coisas simples, é possível se reencontrar com o mundo. Perceber que há um quê de ordem num aparente caos. E achar um lugar, um sentido para sua existência nessa precária e tênue ordem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s