Punk Rock FC

A próxima temporada da Bundesliga (campeonato de futebol alemão) terá uma atração especial. No meio de poderosas agremiações como o Bayern München (finalista da Liga dos Campeões), Bayer Leverkusen, Hertha Berlim, etc., haverá um clube, no mínimo, sui generis. Trata-se do FC St. Pauli, da cidade de Hamburgo.

Enquanto o futebol é invadido pelo business, o FC St. Pauli é identificado como anticapitalista, de esquerda. Enquanto algumas torcidas de times europeus se transformam em redutos xenófobos e racistas (como a torcida da Lazio), os torcedores do St. Pauli se notabilizam por sua atitude antiracista — além de se oporem à homofobia e ao machismo. De fato, o clube é sediado na área portuária de Hamburgo, uma região pobre, que recebeu grande influxo de imigrantes.

FC St. Pauli

FC St. Pauli chega à 1ª divisão alemã. Foto: Terra

Não bastasse essa postura “alternativa”, o clube tem uma atitude “rock n’ roll”. Na entrada no gramado, o time é recebido com a música “Hells Bells” do AC/DC. O uniforme marrom foge do comum. O símbolo mais conhecido do time é uma caveira com dois ossos cruzados na forma de “X”.

Se o FC St. Pauli terá sucesso na primeira divisão alemã, não é possível saber. Provavelmente, lutará para não cair. Mas, se depender da torcida, esse time vai longe. Pelo menos esse é o desejo do seu mais novo torcedor. Vai St. Pauli!

St. Pauli sendo recebido ao som de Hells Bells, em partida contra o Bayern München

P.S.: vale conferir duas reportagens interessantes sobre esse time: Clube de punks faz sucesso na Alemanha e Anticapitalista, St. Pauli festeja retorno à “elite alemã”.

Clube de punks faz sucesso na Alemanha

Clube de punks faz sucesso na Alemanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s