Veja somente: nenhuma novidade

Na edição de 05 de maio de 2010 a “respeitada” revista Veja, veículo de comunicação por excelência do “cidadão de bem”, publicou uma reportagem especial, entitulada “A farra da antropologia oportunista”.

Não bastasse a satanização dos movimentos sociais, principalmente indígenas e quilombolas, tratados como um entrave ao desenvolvimento do agronegócio e ao “progresso” do capitalismo brasileiro, os antropólogos também foram apontados como cúmplices dessa “conspiração comunista”.

O argumento principal utilizado pela “renomada” publicação é de que os laudos antropológicos têm reconhecido como indígenas ou quilombolas certas comunidades, apenas pelo fato de seus membros se reconhecerem como tais. E, com base nesses laudos, as reservas criadas têm restringido o avanço do agronegócio. Para emplacar esse argumento, valeu de tudo: até colocar palavras na boca de um dos antropólogos mais renomados do Brasil, Eduardo Viveiros de Castro. O que tem demais  nisso? É a Veja somente: nenhuma novidade. Quem acompanha a história dessa revista já sabe que esse tipo de prática — criação de factóides — faz parte se seu modus operandi. Vale ler o que conta Luis Nassif.

O problema é que Viveiros de Castro não engoliu essa história e replicou. A revista, ao invés de reconhecer o erro, quis se justificar e continuou a imputar uma frase do texto da reportagem ao antropólogo. Logo veio a tréplica. O caso é que logo isso virou uma polêmica e muita gente que, assim como eu, não lê a dita cuja revista, ficou sabendo de mais essa reportagem de gosto duvidoso, qualidade altamente discutível, imparcialidade nenhuma e escrúpulo zero. Nem sei porque fiquei tão exaltado. Em se tratando dessa revista, já era de se esperar.

Abaixo, alguns links interessantes sobre a polêmica:

.A “reportagem” da Veja: http://veja. abril.com. br/050510/ farra-antropolog ia-oportunista- p-154.shtml

. A primeira resposta do Viveiros de Castro: http://colunistas. ig.com.br/ luisnassif/ 2010/05/02/ direito-de- resposta- 7/

.A réplica: http://veja. abril.com. br//noticia/ brasil/brasil- todo-mundo- indio-quem- nao-555649. shtml

.A tréplica: http://colunistas. ig.com.br/ luisnassif/ 2010/05/04/ direito-de- resposta- a-veja-2/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s