Intolerável intolerância?

Nesses últimos dias ganhou destaque na mídia uma polêmica envolvendo jogadores de futebol, mas longe das quatro linhas.

Trata-se do episódio em que jogadores do time do Santos foram visitar uma entidade beneficente, a qual presta assistência a pessoas com paralisia cerebral. A visita teria como objetivo a entrega de ovos de páscoa para os assistidos pela entidade — uma boa ação e uma boa oportunidade para promover ainda mais a imagem dos meninos da vila.

Tudo seriam rosas se não fosse um fato inusitado: trata-se de uma entidade espírita. Esse vínculo religioso acabou por afastar alguns jogadores evangélicos, os quais, alegando motivos religiosos, se negaram a descer do ônibus e colocar os pés naquela instituição. Estava instaurada a polêmica.

Como entender essa atitude desses jogadores? Fundamentalismo religioso? Se forem tomar tão ao pé da letra sua crença, não deveriam jogar no time em que jogam — Santos — , já que seu nome evoca a “idolatria” da Igreja Católica. Se se trata de intolerância, com todo o respeito, é uma intolerância de toda incoerente e burra.

Algum defensor dos jogadores levantará o argumento de que religião cada um tem a sua e ninguém tem nada com isso. Concordo. Por isso mesmo acho que não haveria mal nenhum em um evangélico colocar os pés num centro espírita, num templo budista, num terreiro de umbanda… não é por isso que ele vai deixar de ser fiel a Deus. É preciso saber separar as coisas.

Ok, mas ninguém é obrigado a fazer o que não quer. Concordo plenamente. Mas também acho que essa vontade de não fazer o que não se quer tem de ser admitida claramente, sem tentar uma desculpa furada. Não fi-lo porque não qui-lo e pronto. Que isso pode prejudicar a imagem do jogador, bem, disso ele tem de estar ciente e pesar bem na hora de tomar a atitude.

O que não dá pra tolerar é tentar justificar essa gafe pela religião.

P.S.: muito interessante a discussão desse caso pelo Citadini (veja o blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s