Ou professor ou policial — ou herói ou vilão

Greve de professores

Afinal, quem era esse sujeito?

A foto de Clayton de Souza, da Agência Estado, tirada na tumultuada manifestação dos professores paulistas em 26 de março, tornou-se peça célebre. Não só pela expressividade — aparentemente um manifestante socorrendo uma policial ferida — mas principalmente pela polêmica que se criou em torno dela.

A princípio, pensou-se tratar de um professor, participante da manifestação, o qual heroicamente teria prestado socorro a uma policial atingida por uma paulada. O heroísmo do ato estaria no fato desse suposto professor ter prestado socorro a alguém que estava ali representando a repressão, a força contrária do Estado.

Contudo, dias depois, a versão se transformou. A PM paulista informou que o homem fotografado era um policial, que estava coincidentemente passando pelo local e, em meio ao tumulto, prestou socorro à sua colega. Essa versão, obviamente, gerou grande indignação. Primeiro, por alegar que o fato de o policial estar à paisana na manifestação foi uma coincidência — algo que ofendeu a inteligência dos cidadãos. Em segundo lugar, pelo fato de que se realmente era um policial, este estava infiltrado na manifestação dos professores — no melhor estilo do que acontecia no período da ditadura militar. Pronto, o barbudo da foto de herói passou a vilão.

Nesse desencontro de informações é difícil saber o que é verdade e o que é invenção. Atualmente, todo conflito — e a greve o é — envolve uma “guerra de informação”. E nesse episódio, ouso afirmar que o governo paulista deu um tiro no pé: se o sujeito da foto era um professor, a cena poderá ser usada para exaltar o heroísmo da classe docente; se era um policial, suponho que a imagem anti-democrática da PM será explorada, pelo modus operandi que lembra o dos tempos da ditadura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s