O chapéu da discórdia

É bem verdade que o jogo foi no domigo e a discussão já está meio requentada… mas mesmo assim, depois de ouvir tantas opiniões, não quero deixar de dar os meus pitacos sobre a polêmica futebolística da semana: afinal, o chapéu do garoto Neymar no zagueiro Chicão, quando o jogo já estava parado, foi uma atitude reprovável?

Comecemos pelo aspecto prático. Nesse aspecto, sim, sem dúvida, foi uma atitude reprovável. Pelo princípio da ação e reação. A reação do Chicão foi empurrar o Neymar — o que poderia ter resultado num cartão vermelho, sem dúvida. Se fosse outro o zagueiro, a reação violenta poderia ter sido pior — imagine se fosse o ex-santista Domingos, que saiu na mão com o Diego Souza — e colocado em risco a integridade física do menino da Vila.

Concordo com aqueles que defendem um futebol mais bonito, mais alegre, mais aberto. Contudo, hoje o esporte é um negócio; e a prática esportiva foi alçada ao status de uma profissão. E, como acontece com as demais profissões, a profissão jogador de futebol também tem o seu “código de ética”. Se toquinhos de lado, passadas de pé sobre a bola, canetas e meias-lua são capazes de tirar o adversário do sério com a bola rolando, o que dizer de levar um chapéu com o jogo parado: 11 entre 10 boleiros profissionais entenderão como uma atitude de desrespeito, menosprezo. Portanto, também no aspecto “ético” a atitude do garoto se mostra reprovável.

Agora, apesar de tudo que foi dito, meu veredicto não é declarar Neymar culpado pela irreverência. Aliás, me eximo de qualquer julgamento. Apenas lamento que o futebol tenha se tornado menos jogo, atividade lúdica, do que negócio, business. Talvez, num futuro não muito distante, o futebol arte só subsista por meio de um time dedicado a um futebol “show”, a exemplo do que fazem os Globetrotters no caso do basquete.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s