A última casa de ópio – Nick Tosches

Em A última casa de ópio, Nick Tosches traz o relato de uma expedição em busca de uma verdadeira instituição praticamente extinta pela modernidade, as casas de ópio.

Primeiramente, o autor faz sua crítica à superficialidade de nosso mundo contemporâneo, no qual as pessoas se conformam a um pseudo-conhecimento sobre as coisas, a fim de dar sentido a uma vida há muito desprovida de qualquer encantamento. O exemplo paradigmático é o da meia cebola, servida como iguaria da mais alta sofisticação num restaurante de Nova Iorque, por uma bagatela de US$ 35.

Em oposição a tudo isso, e movido pelo desejo de fumar ópio numa casa de ópio, com todo o ritual e o requinte dessa prática, o autor se coloca em sua busca. As casas de ópio estão praticamente extintas, assim como o próprio ópio, substituído largamente pela morfina e pela heroína durante o século XX. E o livro se desenvolve na descrição dessa busca, principalmente no sudeste asiático. Conseguirá o autor realizar o seu intento?

Vale a pena ler o livro e descobrir. São menos de 100 páginas, num formato de livro de bolso. O estilo do autor é bastante dinâmico e direto, não permitindo que o leitor se entedie com a narrativa.

A última casa de ópioFicha do livro:

A Última Casa de Ópio

Nick Tosches

Conrad Editora

ISBN : 8576161656

96 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s