Volta do feriadão

Ouvindo o rádio fico impressionado com a situação das estradas na volta do feriadão. Praticamente todas as rodovias que levam a São Paulo apresentam, pelo menos, pontos de lentidão. As que voltam das praias então, nem se fala. Na Rio-Santos, os motoristas levam 5 horas para ir de Ubatuba a Caraguá! Acho que chegariam mais cedo se fizessem esse percurso a pé.

Congestionamento

Congestionamento na volta do feriadão

Esse tipo de situação é que coloca em xeque a racionalidade do transporte baseado no automóvel individual. Quando cada um quer ir mais depressa — individualmente –, todos são prejudicados, tendo que andar mais devagar — coletivamente. Até mesmo a comodidade é questionável, pois acho difícil que alguém goste de ficar dirigindo em 1ª marcha, avançando 100 metros, parando, avançando mais 100 metros e seguir nessa tocada por horas seguidas. Pensar mais coletivamente — ao invés de individualmente –, sem comprometer nossa autonomia individual: acho que esse é o grande desafio do nosso tempo. Fico pensando se houvesse uma boa infraestrutura de transportes coletivos, com trens, ônibus e até mesmo balsas (aproveitando os trechos navegáveis dos rios)… acho que esse caos no trânsito poderia ser minimizado.

Ivan Illich já dizia que o meio de transporte mais eficiente — que percorre uma maior distância por unidade de energia gasta — é a bicicleta. Concordo plenamente com ele. E vejo que cada vez mais a bicicleta ganha novos adeptos. Espero que as políticas públicas também estejam cada vez mais voltadas para incentivar o uso da bicicleta, bem como para a implantação de outros meios de transporte alternativos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s